QUEM SOMOS

“A educação é um processo social. As pessoas se educam e são educadas cotidianamente nas suas relações interpessoais, nas ações de convivência, no trabalho, no lazer, nos diálogos produzidos nos espaços públicos e privados e também nas interações com as informações a partir de diferentes tecnologias. A educação é um bem público e um valor comum a ser compartilhado por todos. Ela possibilita constituir uma vida comum nos territórios. É um direito de todos, tendo importante papel na constituição subjetiva de cada sujeito e possibilitando a participação nos grupos sociais. É pela educação que uma sociedade assegura a coesão e a equidade social, a solidariedade e, num movimento complementar, o desenvolvimento pessoal de todos e de cada um”. (Currículo da cidade de São Paulo, pg: 20).

 

Qual o papel do educador de creche?

Recepciona as crianças, cuida da higiene, asseio, alimentação e controla o repouso. Auxiliar na elaboração do planejamento pedagógico; preparam material didático, desenvolvem atividades recreativas e acompanham o desenvolvimento das crianças proporcionando dias agradáveis no ambiente educacional do Cei. .

Qual deve ser o papel do educador?

Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.

PROPOSTAS E AVALIAÇÃO 

O CEI tem como objetivo em sua proposta pedagógica, propor atividades, vivências e momentos que consigam desenvolver na criança a noção de aquisição de autonomia, identidade e sua descoberta. Principalmente a valorização de interesses, desejos e curiosidades. Tudo isso, atrelado a momentos de brincadeira e ludicidade fazendo com que a socialização e investigação trazendo a tona descoberta de potencialidades com organização de pensamentos e ideias. Aprende-se a conviver, brincar e trabalhar em grupo.
Buscamos proporcionar principalmente no período inicial de adaptação escolar da criança, condições adequadas para promoção do bem-estar, e seu desenvolvimento em todos os aspectos: físicos, afetivo, intelectual, linguístico, moral e sociocultural mediante a ampliação de suas experiências de forma integral. Interações, relacionamentos, experimentos, degustações, audições, ou seja, a criança como ser em desenvolvimento. Almejamos as possibilidades de investigação a cerca do meio e elementos que o cercam, integrações e novos conhecimentos de brincadeiras com outras turmas de diferentes faixas etárias, experiências sensoriais e relacionadas a descobertas de sua identidade, que tivessem desenvolvido uma linguagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais autônoma com confiança em suas capacidades e percepções de limitações. Atividades que vem sendo aplicadas de forma que a criança pudesse escolher o melhor momento e a melhor forma de descobrir seu próprio objetivo, com autonomia, insistência e desejo...

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