“A educação é um processo social. As pessoas se educam e são educadas cotidianamente
nas suas relações interpessoais, nas ações de convivência, no trabalho, no lazer, nos
diálogos produzidos nos espaços públicos e privados e também nas interações com as
informações a partir de diferentes tecnologias. A educação é um bem público e um valor
comum a ser compartilhado por todos. Ela possibilita constituir uma vida comum nos
territórios. É um direito de todos, tendo importante papel na constituição subjetiva de
cada sujeito e possibilitando a participação nos grupos sociais. É pela educação que uma
sociedade assegura a coesão e a equidade social, a solidariedade e, num movimento
complementar, o desenvolvimento pessoal de todos e de cada um”. (Currículo da cidade
de São Paulo, pg: 20).
Qual o papel do educador de creche?
Recepciona as crianças, cuida da higiene, asseio,
alimentação e controla o repouso. Auxiliar na elaboração do planejamento
pedagógico; preparam material didático, desenvolvem atividades recreativas e
acompanham o desenvolvimento das crianças proporcionando dias agradáveis no
ambiente educacional do Cei. .
Qual deve ser o papel do educador?
Educador é o sujeito responsável por
coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso
significa que o educador é um profissional que investe no processo de
desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita
aprender.
PROPOSTAS E AVALIAÇÃO
O CEI tem como objetivo em sua proposta pedagógica, propor atividades, vivências e
momentos que consigam desenvolver na criança a noção de aquisição de autonomia,
identidade e sua descoberta. Principalmente a valorização de interesses, desejos e
curiosidades. Tudo isso, atrelado a momentos de brincadeira e ludicidade fazendo com
que a socialização e investigação trazendo a tona descoberta de potencialidades com
organização de pensamentos e ideias. Aprende-se a conviver, brincar e trabalhar em
grupo.
Buscamos proporcionar principalmente no período inicial de adaptação escolar da criança,
condições adequadas para promoção do bem-estar, e seu desenvolvimento em todos os
aspectos: físicos, afetivo, intelectual, linguístico, moral e sociocultural mediante a
ampliação de suas experiências de forma integral.
Interações, relacionamentos, experimentos, degustações, audições, ou seja, a criança
como ser em desenvolvimento.
Almejamos as possibilidades de investigação a cerca do meio e elementos que o cercam,
integrações e novos conhecimentos de brincadeiras com outras turmas de diferentes
faixas etárias, experiências sensoriais e relacionadas a descobertas de sua identidade,
que tivessem desenvolvido uma linguagem positiva de si, atuando de forma cada vez
mais autônoma com confiança em suas capacidades e percepções de limitações.
Atividades que vem sendo aplicadas de forma que a criança pudesse escolher o melhor
momento e a melhor forma de descobrir seu próprio objetivo, com autonomia, insistência
e desejo...
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